quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

45º dia de R.A

Olá,

Por aqui ontem foi dia de limpeza, dei uma geral na sala e na cozinha... afff, odeio viu!!!

Ai, ando perdendo o sono, meio preocupada com a minha mãe... quando somos mais novos, e ainda não somos mães, estamos apenas no papel de filhos, algumas vezes não percebemos que o tempo passa e que nada é para sempre.

Quando eu me tornei mãe, passei a perceber que a minha já não é mais tão jovem (ela vai fazer 56 anos no dia 23/02), que não tem mais a mesma agilidade de antes, subir e descer as escadas lá "de casa" (agora não moro mais lá, mas continua sendo "la em casa") já não é uma atividade tão fácil, a quantidade de remédios para tomar durante o dia quase que enchem uma mão...

Aquele cheiro vindo da cozinha das comidas deliciosas que prepara, o cuidado com a família, a atenção com o meu avô, logo que minha vô faleceu, ela assumiu o papel de estar ao lado dele, fazer almoço do jeito que ele gostava (eu confesso que não tinha tanta paciência)...

Quando eu engravidei, passei uma situação muito difícil, fui mãe solteira (um dia eu conto a história), e ela sempre ao meu lado, dizendo: "você precisa acreditar no amor", essa foi uma frase muito marcante, pq eu não acreditava, achava que nos tempos de hoje já não existia mais, mas ela estava certa, o amor existe!

Quando o Otávio nasceu, ele passou a ser a alegria dos meus pais, o centro das atenções da minha família...

Há, acho que mais de 20/25 anos (não tenho ideia do tempo na verdade) atrás a minha mãe precisou fazer radioterapia no intestino, e passou a conviver com as consequências dessa radioterapia, segundo ela, as vezes dá uma vontade de ir ao banheiro, só que não sai nada. Ela foi aprendendo a conviver com isso, administrando a alimentação quando tinha que sair para dar aula, nem tomava café, não comia nada até voltar, para ter certeza que o intestino se comportaria bem. Em passeios era a mesma coisa!


Ela foi convivendo com isso, indo ao médico periodicamente... até que a pouco mais de 6 meses atras reapareceu algo no intestino (eu sei que é um câncer, mas como ela não fala muito nessa palavra... nossa família já sofreu demais com esse "algo"), ela fez uma cirurgia e ficou tudo bem, os exames deram bem, na revisão de 6 meses, apareceu novamente, e no dia 01/02/2012 ela fez mais uma cirurgia, porém, segundo ela, desta vez os resultado do exame diz que o "caso inspira cuidados"!

Acho que não preciso continuar... na verdade não vou conseguir continuar esse assunto!!!

(como veem, essa foto foi de 2007, eu estava bem mais magra)












Cardápio do 45º dia de R.A

Café da manhã: leite com nescau
Almoço: um ramequim de frango desfiado com molho de espinafre e ricota









Lanche: uma laranja
lanche 2: suco de abacaxi com maça
Jantar: iscar de alcatra com molho branco a base de queijo
Ceia: peço de queijo com leite de nescau.

Bjos...

4 comentários:

  1. oie lindona, eu já nao tenho minha mae comigo a 7 anos por causa da terrivel doença ela teve na medula e em 30 dias os ossos dela viraram uma peneira, hoje em dia aprendi a conviver com a falta porém quandoc asei engravidei foi terrivel.. cuida bem da sua mamae que tudo dará certo....
    e pode confiar em mim nada de chocolates
    beijosssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, olha sei como e descobri agora poucos meses que minha meia irma (38 anos) ta com cancer numa parte do estomago, ja fez varias sessoes de quimo e ja ta usando peruca, mas ela ta melhor, otimista e rodeada de pessoas ao lado dela para dar aquela forca. E infelizmente, nessa hora nao ha muito o que se fazer a nao ser rezar e torcer por essas pessoas queridas da gente. A gente so valoriza a vida mesmo quando estamos doente ou alguem de perto esta doente. Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Nossa Cris que barra hein, sei que a tua mãe é guerreira, e vai conseguir sair dessa novamente...eu sei o quanto é dificil essa palavra "algo" pra tua familia, mas vocês vão superar mais essa..beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Cris, que barra! Mas saiba que Deus está controle, sempre está. Cuida da sua mãe o máximo qeu vc puder. Tudo vai dar certo, acredite! Beijos no coração.

    ResponderExcluir

Opiniões do blog!